IMD – Implantable Medical Device

Com a evolução dos recursos da IoT – Internet of Things cada vez mais vemos os dispositivos acessáveis em “nossa rede”! Uma área especial destes dispositivos é a dos IMD – Implantable Medical Device.

A sofisticação e popularização destes equipamentos os coloca no nosso dia-a-dia.

Dentro de hospitais e consultórios o acesso a estes dispositivos para a sua configuração e calibração é conhecida!

Mas, o acesso com tecnologias comuns (WiFI, BlueTooth, etc) coloca estes dispositivos (IMD) entre os potenciais alvos de acessos, mesmo os acidentais.

Root sua Bomba de Insulina

Um procedimento comum entre os usuários de smartphone e tables é o  acesso privilegiado ao sistema, conhecido como Rooting! Isso é feito para desbloquear recursos, “ganhar” performance, instalar recursos adicionais, etc.

Alguém (o próprio paciente ou terceiro) poderia pensar em “melhorar” a performance da sua bomba de insulina que foi instalada e calibrada em procedimento médico!

Gerencie a Bateria do seu Marcapasso

Ganhar acesso gerenciais dos equipamentos é um procedimento comum com qualquer equipamento. Nos recursos da IoT não seria diferente. Quero saber como está a carga da bateria do meu celular.

Como está a bateria do seu marcapasso? Claro que não queremos que ela acabe antes da sua próxima visita de rotina ao cardiologista.

O seu Aparelho Auditivo Eletrônico usa senha padrão?

A maioria dos dispositivos de rede domésticos (modem, router, etc) vem configurado de fábrica com senha padrão (pass, admin, etc). Nem sempre, o usuário toma o cuidado de trocar a senha. Se é que isso é possível, ou seja, o dispositivo tem este recurso! Claro que se trocar a senha, será que lembraremos da nova quando ela for necessária?

O seu aparelho auditivo foi configurado e calibrado no consultório para as suas necessidades. Deve ser recalibrado periodicamente! De preferencia no consultório, pelo seu médico! Mas, qual é a senha de acesso aos recursos de configuração. É uma senha padrão? Foi alterada?

Sequestro

Em episódio do seriado Arquivo X, o chefe do Mulder é dominado pelo bandido que o infecta com nano-bots e ganha controle da sua saúde. Será que estamos prestes a presenciar fato semelhante? Agora com implantes recomendados por nossos médicos e sequestrados por mau-elementos.

Sobre computadores pessoais observamos ataques dos ransonware que critpografam os nossos arquivos de dados e pedem resgate para nos fornecer a chave para descriptografar!

Referencias

  1. Hacking Vulnerable Medical Equipment Puts Millions at Risk
  2. Implantable Medical Devices

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *